Paranóia: sintomas, causas e tratamento

11:04 0 Comments A+ a-



Paranoia é a sensação de que estás a ser ameaçado de alguma forma, como pessoas a observar-te ou a agir contra ti, apesar de não haver provas de que é verdade. Acontece a muitas pessoas em algum momento. Mesmo quando você sabe que suas preocupações não são baseadas na realidade, elas podem ser preocupantes se elas acontecem muitas vezes.

A paranoia clínica é mais grave. É uma doença mental rara em que você acredita que outros são injustos, mentirosos ou ativamente tentando prejudicá-lo quando não há provas. Não achas que és paranoico porque tens a certeza que é verdade. Como diz O velho ditado: "não é paranoia se eles querem mesmo apanhar-te.”

Um pensamento paranoico é um tipo de pensamento ansioso. A ansiedade pode causar paranoia, afetando aquilo com que somos paranoicos e quanto tempo dura o sentimento. Mas pensamentos paranoicos também podem deixá-lo ansioso.

É normal estar ansioso às vezes, especialmente se estás a passar por algo difícil como perder um emprego ou o fim de uma relação. Quando em grandes grupos de pessoas, você pode se preocupar que outros irão julgar as coisas que você diz ou a maneira como você se veste ou se comporta. Você pode entrar em uma festa sozinho e pensar: "todo mundo está se perguntando Por que eu estou sozinho.”

Alguns chamam isso de paranoia, mas todos temos pensamentos assim de vez em quando. Só porque estás preocupado que as pessoas possam estar a falar de ti, não significa que tenhas uma doença mental. A paranoia clínica acontece quando estamos 100% convencidos disso, mesmo quando os factos provam que não é verdade.

Se te preocupas que os teus pensamentos sejam paranoicos, provavelmente tens alguma ansiedade em vez de paranoia. Se a sua ansiedade não está ligada a nada óbvio e nunca parece melhorar ou desaparecer, pode precisar de falar com um médico sobre isso. Sentimentos de ansiedade e pânico que duram muito tempo ou atrapalham a sua vida diária podem ser sinais de um distúrbio de ansiedade. Os sintomas de paranoia podem ser mais graves.

Uma única noite agitada provavelmente não causará pensamentos paranoicos. Mas se você muitas vezes vai sem dormir, pode começar a ter um preço. Você pode não pensar tão claramente, e você é mais provável de colidir com os outros ou ter mal-entendidos com eles. Pode parecer que as pessoas estão a trabalhar contra ti quando estão a agir como sempre. Se ficar sem dormir o tempo suficiente, pode até começar a ver e ouvir coisas que não existem (o seu médico irá chamá-las alucinações).

Quando a tensão aumenta na tua vida, podes começar a sentir mais suspeitas das outras pessoas. E o stress não tem de ser algo negativo como doença ou perda de emprego. Mesmo uma ocasião feliz, como um casamento, pode criar uma espécie de stress que traz pensamentos paranoicos junto com a alegria.

Uma condição, transtorno de personalidade paranoica, pode tornar difícil confiar nos outros. Pode causar pensamentos negativos sobre pessoas que não são verdadeiras, como "não gostam de mim", "estão a gozar comigo", ou até "estão a conspirar contra mim a definição de patológico"."Em alguns casos, nenhuma quantidade de provas o convencerá do contrário. Isto pode levar a uma verdadeira paranoia clínica. Apesar de não acreditares em todos os pensamentos irrealistas que te entram na cabeça, acreditas em alguns deles.

Esquizofrenia, outro transtorno grave, pode tornar difícil dizer o que é real e o que é imaginado. Na maioria das vezes, simplesmente não sabemos quando os nossos pensamentos se tornaram paranoicos. Amigos, entes queridos, ou profissionais de saúde muitas vezes têm que apontá-lo e tentar ajudá-lo a obter tratamento.

Transtorno de personalidade limítrofe, em que você tem rápidas oscilações emocionais onde você pode adorar alguém em um momento e odiá-lo em outro, também pode causar pensamentos paranoicos e até mesmo paranoia clínica em algumas pessoas.

Só porque te sentes paranoico ou te preocupas com o que os outros pensam de TI de vez em quando, não significa que tenhas um distúrbio psiquiátrico. O facto de saberes que os teus pensamentos não fazem sentido pode ser um sinal de boa saúde mental. Mas se esses sentimentos paranoicos acontecem o tempo todo ou começar a atrapalhar a sua casa ou vida profissional, você pode querer falar com o seu médico ou um prestador de cuidados de saúde mental.

Fonte: https://definicao.net/o-que-significa-paranoia/