Fontes de Energia Renováveis: conheça as principais

14:24 1 Comments A+ a-

Em meio as discussões sobre aquecimento global, escassez de água doce e poluição terrestre, eis que surge um tema bastante importante para continuar mantendo o planeta Terra um local habitável: as fontes de energia renováveis.

Diferente das fontes de energia não renováveis como os combustíveis fósseis, as fontes de energia renováveis são aquelas utilizadas ao longo do tempo sem que se tenha a possibilidade de seu esgotamento como a energia eólica, solar entre outras que você vai conhecer agora.

Fontes de energia renováveis

Energia Eólica

A energia eólica é uma das melhores fontes de energiarenováveis, afinal de contas muito dificilmente os ventos da Terra acabarão. Mas, mesmo com esse tipo de produção de energia se tem um problema: a geração de mais energia depende do lugar de construção do parque eólico e da época do ano. E infelizmente, construir um parque para produção de energia por meio dos ventos ainda é muito caro.

Energia Solar

Uma das grandes favoritas para se utilizar no lugar das usinas hidrelétricas e termelétricas é a energia solar. Como o seu próprio nome sugere, essa energia é produzida por meio da captura dos raios solares. 

Hoje em dia, ela é bastante utilizada para gerar energia elétrica e para aquecer água.

Um outro ponto favorável à energia solar é o espaço utilizado. Para sua produção não é necessária a criação de grandes parques para captura da matéria prima como as usinas hidrelétricas e eólica. Tanto é, que hoje em dia é muito comum vermos os painéis solares implantados nos telhados das próprias residências. 

Além disso, a energia produzida por meio dos raios solares não emite gases poluentes que contribuem para o aquecimento global como o dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e o dióxido de carbono.

Energia Maremotriz

Ela utilizada o movimentos das ondas marítimas para a produção de energia elétrica. Por vezes, o sistema utilizado pode ser confundido com o de uma usina hidrelétrica. Algumas barragens são construídas próximas ao mar para a captação de água durante a alta da maré. Logo após a baixa da maré a água é liberada passando por uma turbina gerando, assim, energia elétrica.

Infelizmente seus custos de instalação ainda são altos e para que o processo de produção dê certo, é necessário amplitudes de marés superiores a 6 metros de altura, o que restringe a quantidade de usinas aptas a serem criadas. Além disso, a construção da usina pode acarretar alguns impactos ambientais.

Energia Hidrelétrica

É uma das mais utilizadas nos dias de hoje. Apesar de suas usinas trazerem grandes prejuízos ao meio ambiente como os desvio de rios e as inundações de áreas naturais ela é menos poluente do que as usinas de geração de energia Termelétrica. Ela utiliza-se do movimento das águas dos rios para transformar a energia hidráulica e cinética em eletricidade.

Energia geotérmica

É aquela em que o calor interno da Terra é utilizado para gerar energia. Em casos em que esse calor se manifesta em áreas próximas à superfície, as elevadas temperaturas do subsolo são utilizadas para a produção de eletricidade.

Energia da biomassa

A energia por biomassa é a queima de toda e qualquer matéria orgânica não fóssil, diferente das usadas na Termelétricas. Sua importância está no aproveitamento de materiais que seriam descartados, como restos agrícolas e também na possibilidade de cultivo.



 Recomendações de leitura:

1 comentários:

Write comentários
Werner Ebner
AUTHOR
7 de setembro de 2017 02:44 delete

Hi! This is kind of off topic but I need some help from an established blog. Is it tough to set up your own blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking about making my own but I'm not sure where to begin. Do you have any ideas or suggestions? With thanks all of craigslist

Reply
avatar